Vegetarianices | Dicionário

Se há tema que eu gosto de falar é sobre as diferenças dos nomes de vegetarianos e vegans. Parece que ainda há muito para explicar, para saber as diferenças e perceber os sentidos. É chato ir algum lado e ter que dar a entender uma coisa que já deveria estar no dicionário.
Ser vegetariano é diferente de ser vegan, da mesma forma que ser ovo-vegetariano é diferente de ser lacto-vegetariano, mas há quem seja os dois (ovo-lacto-vegetariano), confuso? Não! Eu passo a explicar.
Imagem retirada do site dia 30 de Maio de 2017. 

Começaremos pelos ovo-lacto-vegetarianos, pelo o que o nome indica a pessoa em questão alimenta-se à base de vegetais, mas acaba por comer os derivados do leite e ovos. Até agora é fácil
Lacto-vegetarianos só incluem o produtos derivados do leite e as tais "folhas de alface".
Ovo-vegetarianos, além dos vegetais também consomem ovos. Pois bem, eu sou ovo-vegetariana por enquanto e a razão de eu ser? Os ovos que consumo de são da nossa criação, porque sei o que elas comem, como são tratadas (muito bem tratadas, têm alcunhas, comida e agua todos os dias, estão ao ar livre e na terra) e são amadas!
Aqui é que começa a complicação, os vegetarianos não comem nada de origem animal, ou seja, nem ovos, nem leite. Fazer uma quiche, ter natas (de origem animal) e ovos não é vegetariana, por tanto chega de caracterizar como "veggie" porque não é.
Por último os Vegans, aqueles que as pessoas pensam que são um culto satânico! Nada disso, ser vegan é estilo de vida e além de não comerem nada de origem animal (nem ovos, nem leites) também não vestem, não usam produtos, nada nada nada de origem animal. 

Fotografia retirada do facebook dia 30 de Maio de 2017.  

Por exemplo em termos de maquilhagem, ser cruelty free ou ter produtos orgânicos não significa que seja vegan. A diferença é que vegan não é testada em animais, não tem nada de origem animal enquanto a cruelty free pode conter produtos de origem animal como por exemplo o mel que é muito utilizado.
Também uma das coisas que devemos de ter atenção são pessoas que comem peixe ou fiambre e depois afirmam ser vegetarianas, isso está completamente errado! Desta vez falo por mim, não gosto nada de ouvir pessoas a dizer "no outro dia fiz um prato vegetariano" e era apenas arroz e uma salada de alface e tomate. O que também por norma não acontece, é nascer atum das árvores, por tanto não é para colocar nas saladas :D

8 comentários

  1. Gostei imenso da tua explicação. Por acaso sou uma pouco dah no que toca a essas coisas.

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora já ficaste a saber um pouco mais :D

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Só recentemente aprendi o que significava a palavra vegan acreditas? Pensava que descrevia alguém que não comia carne e derivados -.-
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o normal, mas nós ja começamos a ficar habituados xD

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tenho imensa curiosidade com essa marca, nunca testei nada deles.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais tarde irei testar, depois dou a minha opinião :b

      Eliminar
  4. Eu sigo o veganismo, ou seja, sou Vegan e exatamente como tu explicaste não como nem utilizo qualquer produto de origem animal.
    Concordo com todas as explicações que deste excepto com o de vegetariano. Sempre me disseram que vegetarianos apenas não comiam carne e peixe mas continuam a consumir leite e ovos (e seus derivados). E agora fiquei confusa, nao sei bem o que será o correto!
    Também fico bastante irritada quando digo que sou Vegan e as pessoas pensam que é o mesmo que vegetarianiamo, ainda existem alguns diferenças e vários tipos de vegetarianos como tu explicaste e muito bem. As pessoas têm de começar a saber ouvir e respeitar os outros, só assim conseguiremos viver e conviver!
    Segui o teu cantinho!

    Beijinhos!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, os vegetarianos não comem nada de origem animal, por isso é que há as outras duas subcategorias. Os vegans como tu por exemplo não vestem nem usam, os vegetarianos já podem utilizar ou vestir por exemplo.
      Eu por vezes sinto uma grande falta de respeito quando vêm com a conversa do peixe, mas a mentalidade das pessoas não irá mudar, infelizmente :l

      Beijinhos :)

      Eliminar